Como Gerenciar a Ansiedade e o Estresse!

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Em tempos de quarentena como Gerenciar a Ansiedade e o Estresse

O surto de coronavírus 2019 (COVID-19) pode ser estressante para todas as pessoas. O medo e a ansiedade sobre uma doença podem ser esmagadores e causar emoções fortes em adultos e crianças. Lidar com o estresse tornará você, as pessoas de quem gosta e sua comunidade mais fortes.

Todo mundo reage de maneira diferente a situações estressantes. Como você responde ao surto pode depender do seu histórico, das coisas que o diferenciam de outras pessoas e da comunidade em que vive.

As pessoas que podem responder mais fortemente a uma crise estresse incluem:

  • Idosos e pessoas com doenças crônicas que apresentam maior risco de COVID-19;
  • Crianças e adolescentes;
  • Pessoas que estão ajudando na resposta ao COVID-19, como médicos e outros profissionais de saúde ou socorristas;
  • Pessoas com problemas de saúde mental, incluindo problemas com o uso de substâncias;

Durante um surto de uma doença infecciosa, pode incluir:

  • Medo e preocupação com sua própria saúde e com a saúde de seus entes queridos;
  • Alterações no sono ou nos padrões alimentares;
  • Dificuldade para dormir ou se concentrar;
  • Piora dos problemas crônicos de saúde;
  • Maior uso de álcool, tabaco ou outras drogas;
  • Pessoas com problemas de saúde mental preexistentes devem continuar com o tratamento e estar atentas a sintomas novos ou agravantes. Informações adicionais podem ser encontradas no site da Administração de Serviços de Abuso de Substâncias e Saúde Mental.

Como você pode lidar com isso?

  • Cuidar de si mesmo, de seus amigos e de sua família pode ajudá-lo a lidar com o estresse.
  • Ajudar outras pessoas a lidar com o estresse também pode fortalecer sua comunidade.

Coisas que você pode fazer para se sustentar:

  • Faça pausas ao assistir, ler ou ouvir notícias, incluindo mídias sociais e WhatsApp;
  • Ouvir sobre a pandemia repetidamente pode ser perturbador;
  • Tenha cuidado com seu corpo. Respire fundo, estique ou medite. Tente fazer refeições saudáveis ​​e equilibradas, exercite-se regularmente, durma bastante e evite álcool e drogas;
  • Arranje tempo para relaxar. Tente fazer outras atividades que você goste.
  • Conecte-se com outras pessoas. Converse com pessoas em quem confia sobre suas preocupações e como está se sentindo;
  • Ligue para o seu médico se o estresse atrapalhar suas atividades diárias por vários dias seguidos.

Reduza o estresse em você e nos outros.

  • Compartilhar os fatos sobre o COVID-19 e entender o risco real para você e as pessoas de quem você gosta pode tornar um surto menos estressante.
  • Ao compartilhar informações precisas sobre o COVID-19, você pode ajudar as pessoas a se sentirem menos estressadas e permitir que você se conecte com elas.

Saiba mais sobre como cuidar da sua saúde emocional.

Para os pais:

  • Crianças e adolescentes reagem, em parte, ao que vêem dos adultos ao seu redor. Quando pais e cuidadores lidam com o COVID-19 com calma e confiança, eles podem fornecer o melhor suporte para seus filhos.
  • Os pais podem ser mais tranquilizadores para os outros ao seu redor, especialmente as crianças, se estiverem melhor preparados.
  • Nem todas as crianças e adolescentes respondem ao estresse da mesma maneira. Algumas alterações comuns a serem observadas incluem;
  • Choro ou irritação excessiva em crianças pequenas;
  • Retornando a comportamentos que superaram (por exemplo, acidentes de toalete ou enurese).
  • Preocupação ou tristeza excessiva;
  • Hábitos alimentares ou de sono não saudáveis;
  • Irritabilidade e comportamentos "agindo" em adolescentes;
  • Mau desempenho escolar ou evitação escolar;
  • Dificuldade com atenção e concentração;
  • Evitar atividades desfrutadas no passado;
  • Dores de cabeça inexplicáveis ​​ou dores no corpo;
  • Uso de álcool, tabaco ou outras drogas;
Há muitas coisas que você pode fazer para apoiar seus filhos.
  • Tire um tempo para conversar com seu filho ou adolescente sobre o surto de COVID-19. Responda a perguntas e compartilhe fatos sobre o COVID-19 de uma maneira que seu filho ou adolescente possam entender.
  • Tranquilize seu filho ou adolescente que eles estão seguros. Deixe-os saber que está tudo bem se eles se sentirem chateados. Compartilhe com eles como você lida com seu próprio estresse, para que eles aprendam a lidar com você.
  • Limite a exposição de sua família à cobertura de notícias do evento, incluindo as mídias sociais.
  • As crianças podem interpretar mal o que ouvem e podem ter medo de algo que não entendem.
  • Tente acompanhar as rotinas regulares. Se as escolas estiverem fechadas, crie um cronograma para atividades de aprendizado e atividades relaxantes ou divertidas.
  • Seja um modelo. Faça pausas, durma bastante, faça exercícios e coma bem. Conecte-se com seus amigos e familiares.
  • Peça ajuda se você se sentir sobrecarregado ou preocupado com o fato de o COVID-19 estar afetando sua capacidade de cuidar de sua família e pacientes, como você fez antes do surto.
  • Aprenda mais dicas para cuidar de si mesmo durante uma resposta de emergência.

Para pessoas que foram libertadas da quarentena:

Estar separado dos outros se um médico achar que você foi exposto ao COVID-19 pode ser estressante, mesmo que você não fique doente. Todo mundo se sente diferente depois de sair da quarentena. Alguns sentimentos incluem:

  • Emoções contraditórias, incluindo alívio após quarentena;
  • Medo e preocupação com sua própria saúde e com a saúde de seus entes queridos;
  • Estresse causado pela experiência de se monitorar ou de ser monitorado por outras pessoas quanto a sinais e sintomas de COVID-19;
  • Tristeza, raiva ou frustração porque amigos ou entes queridos têm medos infundados de contrair a doença por contato com você, mesmo que você tenha sido determinado a não ser contagioso;
  • Culpa por não ser capaz de realizar tarefas normais de trabalho ou paternidade durante a quarentena;
  • Outras mudanças de saúde emocional ou mental;
  • As crianças também podem se sentir chateadas ou ter outras emoções fortes se elas, ou alguém que elas conhecem, foram libertadas da quarentena. Você pode ajudar seu filho a lidar.
Todas essas informações foram retiradas do site da OMS e tem o objetivo de te ajudar a entender os sentimentos que podemos viver nessa fase tão complicada.

    Pensando nisso, nós queremos muito te ajudar. Vamos fazer postagem de conteúdos e algumas indicações dos nossos parceiros de coisas que possamos fazer em nossos lares.

    Diariamente eu, Aline Venditti, tenho  feito uma corrente de oração às 20 horas, como forma de dar as mãos em pedido de união. Essa corrente acontece todos os dias por 5 minutos ao vivo no meu perfil.

    Bem como todos os dias dou uma nova ideia de brincadeira com as crianças, é lançada para termos tempo de qualidade com os pequenos. Quem também podem sentir medo com tanto acontecendo.

    Durante as semanas que seguem a Jaque vai falar sobre positividade e como cada momento ruim ensina boas lições. Pequenos trechos de construção do Positivo.

    Nossas mídias sociais são fontes seguras de informação, esperança e caminho para passarmos juntas por toda essa grande dificuldade.

    Esperamos que fiquem bem! ♥

    Por: Aline Venditti

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