
A Microfisioterapia é um método de prevenção, diagnóstico funcional e tratamento manual das disfunções corporais, psicossomáticas e somato-emocionais. Por meio de toques manuais suaves e específicos, com o objetivo de desencadear o sistema natural de recuperação dos desiquilíbrios e disfunções do corpo, fazendo com que os sintomas regridam na medida do tempo, progredindo para o bem-estar. Desenvolvida na França, pelos fisioterapeutas e osteopatas Daniel Grojean e Patrici Benini. O tratamento não invasivo que usa técnicas manuais em diversos tecidos do organismo de modo suave e sem provocar riscos ao indivíduo.
Por meio da micropalpação, as sessões têm a finalidade de buscar a causa primária da fragilidade muscular, que podem ser: químicas, físicas, traumáticas ou psicossomática, e com gestos manuais estimular as correções destas memórias, informações que o músculo registra, permitindo assim, o músculo retomar o seu bom funcionamento, a sua complacência normal, quando um músculo melhora sua complacência ele melhora o ganho de força, a sua flexibilidade, e melhorar também o funcionamento da articulação já que o músculo controla uma articulação.
Além dos sintomas, visa tratar a origem das dores, ou seja, sua causa e pode ser aplicada no tratamento de:
- Dores Ciáticas,
- Lombalgias,
- Dorsalgias,
- Cervicalgias,
- Escolioses,
- Hérnias discais,
- Torcicolos e
- Enxaquecas.
Além destas doenças, também podem ser tratadas por meio da Microfisioterapia casos de entorses, tendinites, epicondilites, síndromes do túnel carpo, dores nos ombros, problemas da articulação temporo-mandibular (ATM), ou seja, toda e qualquer disfunção, incluindo sintomas alérgicos, sintomas de síndrome do pânico, depressão, transtornos de ansiedade e insônia.
Também é muito importante não abandonar o tratamento. Afinal de contas, viver com dor causa impactos negativos na qualidade de vida e na sua saúde.
Andrezza Tramujas
Saúde Integrativa Fisioterapia
0 comentário