A demanda reprimida e o seu negócio

em Jaqueline Borges Master Class

Como você está planejando o seu negócio para os próximos meses e anos? Você tem ocupado tempo pensando nas mudanças que estão em curso e que certamente afetarão seu negócio? Principalmente se estiver relacionado ao comércio. Algumas mudanças já estavam ocorrendo, porém com a pandemia, houve certa aceleração dessas alterações, sobretudo no que diz respeito ao consumo. Já existem algumas pesquisas, que comprovam alterações relevantes no comportamento dos consumidores no mundo pós-pandemia, principalmente naqueles residentes nos grandes centros urbanos. 

Uma reportagem interessante do jornal Gazeta do Povo, publicada em 13 de julho de 2020, trouxe algumas informações que nos permite tirar conclusões sobre esse novo tempo. Ao todo, a reportagem, com base em levantamento feito na China, primeiro foco da doença, elencou 10 tendências de consumo que deverão fazer parte de nossa realidade: Transmissões ao vivo como local de vendas; Delivery em até uma hora; Serviços sem contato; Alimentação saudável e fitness; Carros pequenos e elétricos; Checagem de notícias; Força para o comércio local; Pagamentos digitais; Aumento das compras online; Retomada veloz no consumo, mas sem planos a longo prazo. 

Obviamente, que às diferenças culturais do país pesquisado, no caso a China e outras particularidades daquele país, deve ser levado em conta, mas sem dúvida, algumas destas tendências, provavelmente, estarão presentes no nosso futuro próximo, e por isso temos que estar preparados para estas novas condições do mercado e do consumo.

Já estamos percebendo no nosso cotidiano algumas destas tendências, por exemplo, as lives estão tomando conta de alguns setores, desde produtos simples, passando por vestuário, até produtos mais sofisticados.

Alguns dias atrás uma reportagem trouxe uma situação bem interessante, em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, uma vendedora de queijos que, antes da pandemia vendia cinco peças por semana, na feira da cidade, passou a vender em torno de 20, durante o período posterior, lógico que esse incremento veio com as vendas on-line.

Outra tendência observada com facilidade é o aumento das entregas de produtos comprados pela internet, estes com apoio do GPS, vem ganhando cada vez mais eficiência, principalmente no que se refere a agilidade.

Os pagamentos digitais também estão sendo aperfeiçoados e até mesmo empresas do ramo de transporte, como por exemplo a 99 pop, agora tem sistema de pagamentos, enfim são diversas novas situações observadas com facilidade em nosso dia-a-dia, mas gostaria aqui de destacar uma que provavelmente, irá ocorrer no Brasil, trata-se da retomada veloz do consumo. Pesquisas recentes demonstram que existe uma demanda reprimida em nosso país e que possivelmente a estabilidade da transmissão do Covid 19 e, posteriormente, com a vacinação em massa, esse consumo será retomado e o varejo deverá estar preparado para esse momento, não estou falando aqui para que haja grande estocagem, mas certamente o planejamento para esta nova situação se faz necessário. Dentro das peculiaridades de cada segmento, o gestor deverá definir estratégias eficientes, portanto, é a hora de colocar o seu negócio ou produto nas principais mídias, antes disso, estude essas novas ferramentas, elabore um plano de ação para esse momento que está por vir, crie uma boa expectativa e garanta seu sucesso.


Referências:

Saraiva Aléxia. "10 tendências de consumo do mundo pós-pandemia comprovadas na China" Jornal Gazeta do Povo. 13/07/2020.

0 comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *